BANHO DE ALTA QUALIDADE EM SEMI JÓIAS

O banho de alta qualidade em semijoias é um dos principais quesitos a serem observados na hora de adquirir um acessório. Esse é um processo que garante não só a durabilidade da peça, como também a beleza e qualidade em geral.
Neste post, você aprenderá como identificar as peças que possuem um banho de alta qualidade e como escolher o item ideal para você. Confira:

POR QUE É IMPORTANTE IDENTIFICAR O TIPO DE BANHO EM SEMIJOIAS?

Como já falamos, um banho de alta qualidade faz com que a sua semijoia seja mais resistente e dure mais tempo diante da exposição a diversos tipos de ambientes e materiais. Além disso, é essencial identificar o tipo de banho para se prevenir alergias. Muitas peles são sensíveis a alguns metais, principalmente ao níquel, e para evitar problemas, é necessário saber qual é a composição do acessório que você deseja adquirir.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE BANHO?

As semijoias são peças que passam pelo processo de galvanoplastia, que é o recobrimento do acessório de camadas de um metal nobre — como prata, ouro ou ródio — que garantem a durabilidade da peça.
É importante falarmos de uma dúvida que sempre aparece no momento da compra: qual a diferença entre semijoias banhadas e folheadas? A resposta é: nenhuma. Hoje o processo consiste em banhar uma peça em tanques aplicando camadas de ouro. O número de camadas de metal que cada peça recebe pode variar, o que determina a sua resistência, brilho e, principalmente, o preço. Acima de 3 milésimos já é considerado de qualidade.

O BANHO DE OURO

O ouro é um dos materiais mais usados na fabricação de joias, já que é maleável. Ele oferece à joia a resistência à oxidação e às substâncias corrosivas, proporcionando também brilho e durabilidade.
Geralmente, o ouro é associado a metais como o paládio, zinco e prata, com uma quantidade que é classificada em quilates. Uma peça pode ser considerada de ouro com a composição acima de 14 quilates. A quantidade ideal para quem deseja uma peça de ouro puro, é 18 quilates, ou seja, 75% de ouro. As cores podem variar de ouro amarelo, ouro branco, ouro rosa ou ouro vermelho.

O BANHO DE PRATA

Os banhos de prata proporcionam às semijoias muito brilho e durabilidade, e para não oxidarem, recebem uma camada de verniz. Muitos fabricantes optam por aplicar às peças as ligas de prata, já que a prata pura é maleável. Uma delas é a prata 950, que contém 95 gramas de prata e o restante é constituído de outro metal. Há também a prata 925 (92,5 gramas de prata e 7,5 gramas de outro metal) e a prata 800 (80 gramas de prata e 20 gramas de outro metal), que normalmente é usada em materiais como taças e talheres.

O BANHO DE RÓDIO

O ródio é um metal da família platina aplicado como banho completo ou como acabamento em semijoias de ouro branco e prata, por preservar o aspecto brilhante, além de ser muito resistente a manchas, arranhões e corrosões. Como banho completo, pode-se optar por semijoias de ródio branco ou ródio negro. O banho de ródio branco é o que traz à peça um aspecto de cinza claro.
Já o banho de ródio negro, uma tendência em semijoias pelo aspecto metalizado, é o que traz uma coloração grafite e mais escura à peça. Para obter esse tom, é aplicado o corante negro brilhante ao ródio para que a semijoia receba o banho.

O mais importante, após escolher o banho ideal da sua semijoia, é tomar os cuidados necessários para conservar o seu acessório.Evite o contato dele com substâncias como cremes, perfumes e produtos de limpeza, além do atrito com outros materiais que podem provocar arranhões e danificar a sua peça. Além disso, guarde-as de forma correta e faça limpezas com os materiais indicados e a com a frequência necessária.

Agora que você já sabe identificar o banho de alta qualidade em semijoias, não vai errar na escolha da sua peça. Compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas possam conhecer os tipos de banhos e como garantir a durabilidade das suas semijoias!

Fonte: http://blog.damasemijoias.com.br/descubra-o-banho-de-alta-qualidade-em-semijoias/